Tabela de conteúdos

Início » Nativas » Árvores e Palmeiras

Fruta-do-conde - Annona squamosa spp.

A Fruta-do-conde (Annona squamosaspp.) é uma árvore da família Annonaceae , também conhecido como fruta-pinha é uma árvore frutífera do gênero Annona originária provavelmente do Caribe.

O nome “fruta-do-conde” comum no Brasil, deve-se ao fato da primeira muda da espécie ter sido introduzida em 1626, na Bahia, pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda.

Características

Geralmente uma árvore de 3 a 6 metros de altura com galhos finos. As folhas são oblongas/lanceoladas com 10 a 15 centímetros de comprimento e de 3 a 5 centímetros de largura, arranjadas em pecíolos curtos e estreitos. As folhas jovens tendem a ser velosas.

É uma planta semi-decídua e a maioria das folhas caem antes de novos brotos aparecerem. As flores são hermafroditas, pendentes solitárias ou em cachos de duas a três brotos folhosos. A pinha é, na verdade, um conjunto de frutos agregados, originários de uma única flor.

Época de frutificação e florada

A florada geralmente acontece no final no início do verão com as primeiras chuvas por volta dos meses de janeiro e fevereiro, porém,sua florada pode variar de acordo com a região do país. Já a frutificação acontece nos meses de março a maio. Produz frutos doces e saborosíssimos, considerados uns dos melhores do seu gênero, que abarca cerca de 120 espécies puras mais alguns híbridos. Ideal para consumo in natura, a polpa branca pode ser também usada no preparo de sorvetes e sucos, dando boa consistência às receitas.

Cultivo

Plantio: o ano todo, dependendo da possibilidade de irrigação e da região; prefira os meses chuvosos. Solo: adapta-se a vários tipos, mas se dá bem nos de textura leve, bem drenados, arejados, profundos, ricos em matéria orgânica e ligeiramente ácidos. Clima: quente; não tolera geadas nem temperaturas baixas

Aves mais atraídas pela planta

Sanhaçu, saíra, fim-fim e outros…

Referências